sábado, 21 de setembro de 2013

A Via Láctea e as Galáxias

O Universo é feito de bilhões de galáxias. Mas o que são as galáxias? As galáxias constituem-se de poeira, gás e milhões de estrelas que são mantidas juntas pela sua própria gravidade.

Tipos de galáxias
As galáxias têm várias formas e tamanhos. Dependendo da forma, as galáxias são geralmente classificadas como: espirais, elípticas ou irregulares. As galáxias espirais têm a forma de um disco e possuem longos braços em espiral nos quais novas estrelas nascem. As galáxias elípticas, por outro lado, têm forma de bola oval e consistem de estrelas mais velhas. As galáxias que não possuem forma fixa são chamadas de galáxias irregulares.

Vizinhos Brilhantes
Como você já sabe, a Via Láctea é apenas uma das várias galáxias do Universo. A maioria delas está tão longe de nós que não podemos vê-las. Entretanto, poucas galáxias têm sido encontradas perto de nós. A galáxia Andrômeda, também chamada de Objeto Messier 31 (ou M31), é uma dessas galáxias. Ela é quase duas vezes o tamanho da Via Láctea.

A Colisão em Curso
Você sabe que as galáxias podem, ás vezes, colidir umas contra as outras. Isto acontece quando duas galáxias chegam perto uma da outra devido á força da gravidade. Durante uma colisão, as galáxias eventualmente podem fundir-se e formar uma única galáxia. Uma vez que as estrelas nas galáxias em colisão geralmente estão muito distantes entre si, o fundir de duas galáxias não cria explosões perigosas.

A Via Láctea é uma galáxia espiral e possui mais de 200 bilhões de estrelas, tantas quanto o Sistema Solar. O Sistema Solar está localizado em um desses braços o Braço de Orion.
Diâmetro: Cerca de 100,000 anos-luz.
Distância entre o Sol e o centro da Via Láctea: Cerca de 27,000 anos-luz.
Espessura média da Via Láctea: 10,000 anos-luz.
Espessura da Via Láctea ao centro: Cerca de 30,000 anos-luz.

Galáxia espiral:

Galáxia elíptica:

Galáxia irregular:
Fonte: Livro, O Espaço
Elis Lopes!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário