sábado, 21 de setembro de 2013

Andrômeda

A galáxia de Andrômeda (Messier 31, NGC 224), é uma galáxia espiral localizada a cerca de 2,54 milhões de anos-luz de distância da Terra, na direção da constelação de Andrômeda. É a galáxia espiral mais próxima da Via Láctea e seu nome é derivado da constelação onde está situada, que, por sua vez, tem seu nome derivado da princesa mitológica Andrômeda. É a mais larga galáxia do Grupo Local, que também contém nossa Galáxia, a Via Láctea, a galáxia do Triângulo e aproximadamente 30 outras menores. Embora seja mais larga, não é a mais maciça: sua massa de aproximadamente 7.1×1011 é menor do que a da Via Láctea, que contém mais matéria escura. Contudo, contém duas vezes mais estrelas do que a nossa Galáxia, que tem aproximadamente meio trilhão de estrelas.
Com uma magnitude aparente 3,4, é um dos objetos astronômicos mais brilhantes do catálogo de objetos do céu profundo do astrônomo francês Charles Messier, visível a olho nu na ausência da Lua. Possui entre 180 e 220 mil anos-luz de diâmetro e uma magnitude absoluta de -21,4.
Diâmetro: Cerca de 2000,000 anos-luz.
Distância entre Andrômeda e a Terra: Cerca de 2.2 milhões de anos-luz.
Daqui a quatro milhões de anos, a galáxia de Andrômeda pode colidir com a Via-Láctea. Acredita-se que Andrômeda passará por nós a 300 km por segundo. Espera-se que as duas galáxias fundam-se para formar uma nova galáxia elíptica!
Elis Lopes!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário