sábado, 21 de março de 2015

Grandes Gênios

Hoje vamos fazer um pequeno poste, sobre os grandes gênios da astronomia!
Vamos começar com:

Albert Einstein
Em 14 de março de 1879, em Ulm, velha cidade no sudoeste da Alemanha, nasce Albert Einstein. Einstein passou sua infância em Munique, onde estudou dos 10 aos 18 anos. Abandona os estudos e vai para Suíça com sua família, mas Einstein retoma os estudos.  Após um ano na escola Cantonal na Suíça, obtém um diploma e ingressa na escola Politécnica de Zurique, e é ai que nasce seu interesse por física! Em 1905 publica sua teoria da relatividade. Revoluciona o pensamento físico e afasta o pensamento newtoniano. Ele, sendo judeu, se alia a causa judaica e faz ressaltar que suas equações permitiram a criação das armas nucleares. Nosso grande gênio que marcou a história morre em 18 de abril de 1955, devido a uma pertubação da aorta. 
  Einstein em 1945.   
 
  Último quadro  negro com anotações de Einstein.


Stephen Hawking
Nascido em 8 de janeiro de 1942, em Oxford, o grande gênio Stephen Hawking  completou 73 anos. Hoje encontra-se como professor lucasiano emérito, um posto ocupado também por Isaac Newton (outro grande gênio), é diretor de pesquisa do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica (DAMTP) e fundador do Centro de Cosmologia Teórica (CTC) da Universidade de Cambridge. Stephen William Hawking nasceu exatamente no aniversário de 300 anos da morte de Galileu, sempre foi interessado por ciência. Em sua infância, quando ainda morava em St Albans, estudou na St Albans High School for Girls (garotos de até 10 anos eram educados em escolas para garotas) entre 1950 e 1953 - ele foi um bom aluno, mas não era considerado excepcional.  Foi diagnosticada em Stephen W. Hawking a doença degenerativa ELA (esclerose lateral amiotrófica). Depois de obter doutorado, passou a ser pesquisador e, mais tarde, professor no Gonville and Caius College. Depois de abandonar o Instituto de Astronomia em 1973, Stephen entrou para o Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica tendo, entre 1979 e 2009, ano em que atingiu a idade limite para o cargo. Hawking foi quem revolucionou e criou a teoria dos Buracos Negros, que hoje é aceita por boa parte dos astrônomos. Vida longa ao grande gênio!



Marcelo Gleiser
Nascido em 19 de março de 1959, no Rio de Janeiro, é um físico, astrônomo, professor,escritor e roteirista. Hoje aos 56 anos, Marcelo Gleiser é um dos grandes nomes da astronomia. Em 2007  foi eleito  membro da Academia Brasileira de Filosofia. Já escreveu vários livros, como: A dança do Universo, O fim da terra e do céu, A ilha do conhecimento, Criação imperfeita, Retalhos Cósmicos, O livro do cientista, entre outros. Tem colunas de divulgação na Folha de São Paulo, um dos principais jornais do país. Marcelo Gleiser, além de dar aulas na universidade, realiza palestras e também leciona em cruzeiros com caçadores de eclipses. Já viajou de Zanzibar  a Madagáscar e pelo Mar Negro. Nessas viagens aproveita para praticar mergulho. 



Thaisa Bergmann
Nascida em 19 de dezembro de 1955, em Caxias do Sul, é uma grande astrônoma da atualidade. Professora associada no Departamento de Astronomia do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é membro do Comitê Supervisor da AURA (Association of Universities for Research in Astronomy) para o Observatório Gemini. Presta assessoria científica ao Laboratório Nacional de Astrofísica, FAPESP, CAPES,CNPq, bem como a diversas publicações científicas internacionais na área de astrofísicaÉ membro da Academia Brasileira de Ciências desde 2009. Graduou-se em Física pela UFRGS, obteve mestrado e doutorado em física. Aos 59 anos, Thaisa é um grande exemplo e um símbolo para as mulheres. Com sua teoria sobre buracos negros supermassivos, Thaisa mudou a astronomia. 



Esse foi apenas alguns entre tantos outros grandes gênios da história da astronomia!

Elis Lopes!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário