segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Telescópio do Chile será o maior e mais potente já construído pela humanidade

O maior e mais potente telescópio do mundo, localizado na região de Antofagasta, no Chile, permitirá a observação de planetas iguais a Terra em até 15 ou 20 anos. A promessa é de Tim de Zewuw, responsável pelo Observatório Europeu Austral. O E-ELT, ou European-Extremely Large Telescope, é equipado com uma lente de quase 40 metros de diâmetro, e sua inauguração está sendo programada para 2018.                  
Para os especialistas, trata-se de um salto comparável ao dado por Galileu Galilei quatro séculos atrás, com a invenção do primeiro telescópio. Quando estiver pronto, o E-ELT será cinco vezes maior e mais potente que qualquer outro já construído pela humanidade.
O "Super-telescópio" faz parte de um complexo de observatórios astronômicos em construção na América do Sul, anunciado há exatamente 51 anos, mais precisamente no Chile, no Cerro La Silla. Desde então, diversos programas foram desenvolvidos por europeus em território chileno para o desenho, construção e operação dos mais modernos telescópios do planeta. O Observatório Paranal, em funcionamento desde 1996, foi adicionado ao do Chajnantor, na região do Atacama. Em pouco tempo, o de Cerro Armazones também entrará em atividade.
 e-elt-telescopio-chile-the-history-channel
Assista ao vídeo que mostra o telescópio e suas propriedades: (Em Inglês) 
Elis Lopes!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário