quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Sistema Solar

INTRODUÇÃO:
O sistema solar é formado por um conjunto de oito planetas, satélites naturais, milhares de asteroides e cometas que se ligam ao Sol através da gravidade. O sistema solar também é composto por uma grande quantidade de gases e poeiras interplanetárias. O sistema solar situa-se na Via Láctea, os cientistas dizem que em um dos"braços" da Via Láctea, o braço de Órion, que fica no lado direito da Via Láctea.
O que poucos sabem, no entanto, é que nosso Sol, com tudo que gira ao seu redor, também circunda alguma coisa, mas essa "coisa" está tão longe que nós nem percebemos o movimento. Estamos falando do centro da Via Láctea, ao redor do qual o Sol e mais de 200 bilhões de estrelas giram.
A Via Láctea é uma galáxia espiral formada por 4 braços maiores - Perseu, Norma, Crux-Scutum e Carina-Sagitário - e os braços menores de Órion e Cignus. 
Atualmente, o Sol ocupa uma posição na periferia da Via Láctea, conhecida como Braço de Orion, distante cerca de 27 mil anos-luz do centro galáctico.
Saiba mais em: http://www.apolo11.com/via_lactea.php
Via Láctea
FORMAÇÃO DO SISTEMA SOLAR:
A formação do Sistema Solar remonta há aproximadamente 4,6 bilhões de anos. De acordo com astrônomos, o Sistema Solar foi formado a partir de uma mesma nuvem de gás e poeira. Esta nuvem é conhecida como Nebulosa Solar Primitiva. Em algum momento ocorreu um colapso desta nuvem, provocando o fim do equilíbrio gravitacional e gerando sua contração. Foi a partir dai que teve início a formação do Sistema Solar.
OS PLANETAS:
Existem oito planetas no sistema solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Até Agosto de 2006, Plutão era considerado um planeta, porem, a União Astronômica Internacional mudou os critérios para a definição de um planeta. Como Plutão é pequeno em relação aos outros, passou a ser considerado um planeta anão ou planetoide.
Muitos destes planetas podemos visualizar anoite a olho nú ou com a ajuda de um telescópio. Os planetas, ao contrário das estrelas, não possuem luz própria e só podem ser vistos graças a luz que refletem do Sol. Ao redor dos planetas, gravitam 67 satélites, dentre eles a Lua ( satélite natural do nosso planeta), que gravita ao redor do planeta Terra.
OS ASTEROIDES:
Nas órbitas de Marte e Júpiter, localizam-se grande parte dos asteroides que variam de tamanho,podendo ser até mesmo minúsculos. Os asteroides são compostos de blocos de rocha, diferente dos cometas que são formados por poeira cósmica e gelo.
OS COMETAS:
Historiadores e paleontólogos acreditam que foi a queda de um cometa em nosso planeta que ocasionou a extinção dos dinossauros na Terra há milhões de anos. A preocupação ainda existe, pois muitos deles passam perto da órbita terrestre. O impacto de um cometa, de grandes proporções, poderia provocar danos incalculáveis ao nosso planeta.
Elis Lopes!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário